Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Saúde e Segurança do Trabalho
Responsável e Serviços 3RBrasil
Riscos Ambientais e Acidente do Trabalho
DORT & Fisioterapia
EPI/EPC - Cálculos
Ruído Ocupacional (PCA)
PPRA/PCMSO
INSS e LTCAT
CIPA / SESMT
Vibração Ocupacional
Gestão em SMS (SA 8000 e OSHA 18001)
Aposentadoria Especial
Cabeça Artificial
Terminologias e Normativas
Cursos e Modelos
Eletricidade NR10
Call Centers / Teleatendimento
Ferramentas / Estudo de Caso
NoiseAtWork
O Programa 5S ou Processo 8'S

O programa 5s ou processo 8`s que estarei detalhando a seguir, bem como o PDCA, também conhecido por CÍRCULO DE CONTROLE ou CÍRCULO DE DEMING, são ferramentas de extrema importância que dão base a sistemas de gestão empresarial, meio ambiente, segurança do trabalho ou outro qualquer.

O PDCA já faz parte das normas internacionais vigentes de sistemas de gestão ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000), onde é base para o desenvolvimento da melhoria contínua desses sistemas de gestão.

Já o Programa 5S não está explicitamente citado nessas normas, mas na prática faz parte da implementação das mesmas.

O Programa 5S foi desenvolvido no JAPÂO, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA, com o intuito de recuperar as empresas e, conseqüentemente, o País que se encontrava extremamente vulnerável no pós-guerra. A Partir desse momento, mostrou-se uma ferramenta tão poderosa, e simples, que passou a ser adotada por outros países, sendo utilizada até os dias de hoje. Nesse intercâmbio internacional e ferramenta passou a sofrer melhorias, ou seja, a evoluir. Uma dessas melhorias foi a mudança de programa para processo.

PORQUE PROCESSO?

É importante estar diferenciando processo de programa para poder se definir a abrangência da ferramenta. Programa tem início, meio e fim, portanto, tem vida útil limitada, os programas vêm e vão, são transitórios, sendo importante para necessidades imediatas e urgentes. Mas se é necessária uma mudança de cultura na empresa, então é necessária a implantação de um processo, não tem fim apenas início. O processo traz envolvimento da organização como um todo, agindo na cultura e passando, com o tempo, a se manter automaticamente. Um processo pode ser melhorado, tendo a tendência de contínuo aperfeiçoamento.

5S ou 8´S, outra melhoria significativa foi inclusão de três "S", partindo dos 5S originais e chegando assim aos 8´S mencionados.

OS 8 SENSOS

Seguindo a estrela de cima e em sentido horário, apresentamos os sensos, os quais damos um breve conceito de cada.

SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO

Manter o seu local de trabalho o que realmente precisa e usa, na quantidade certa. Descartando tudo aquilo que não tem utilidade.

SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO

Definir um lugar para cada coisa, identificando e padronizando todas as coisas. Colocar tudo em ordem. Definindo um lugar para cada item. Identificar e padronizar por meio de etiquetas,cores,palavras-chaves,etc.

SEISON - SENSO DE LIMPEZA

Eliminar todo e qualquer traço de sujeira do ambiente de trabalho e de si próprio. Manter as ferramentas, máquinas e equipamentos limpos.

SEIKETSU - SENSO DE HIGIENE/SAÚDE

Manter as condições de trabalho físicas e mentais, favoráveis à saúde, segurança e apresentação pessoal. Manter hábitos de higiene pessoal e cuidar do meio ambiente.

SHIKARI YARO - SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO

Estabelecer e manter um objetivo comum, desenvolver trabalhos em equipe, com confiança e respeito mútuo. Requer participação e união de todos. Motivação, liderança e comunicação são itens muito importantes.

SHIDO - SENSO DE CAPACITAÇÃO

Aperfeiçoamento da formação profissional pela capacitação, educação e treinamento, visando qualificar o profissional e sua evolução como ser humano.

SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA

É o combate aos desperdícios administrando da melhor forma os recursos de quando os demais "S" estiverem de mudanças e melhorias.

SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

Reeducar nossas atitudes, fazendo dos 8´S um hábito, passando a ser um modo de vida, tornando automático o seu uso. Inclui a obediência às normas e procedimentos vigentes.

Como podemos perceber, são conceitos simples e com grande índice de sucesso por mais de 50 anos, mas a nossa experiência na implantação do processo em empresas de variadas tecnologias e áreas de atuação mostrar, em comum, que o segredo está na mudança comporta mental, sendo que as lideranças devem agir como catalisadoras na sua implantação agindo como verdadeiros multiplicadores atitudinais, onde o principal é usar as atitudes e ações como exemplo em concordância com o discurso.

Para encerrar, constatamos que os resultados obtidos por coincidência, também, iniciam com "S", a saber: Satisfação dos empresários e acionistas pela redução dos custos, Satisfação dos trabalhadores pela melhor qualidade de vida e Segurança do trabalho e saúde ocupacional pela melhoria das condições ambientais.


Outros artigos desta seção:
. O Lucro que vira prejuízo - Negligência dos Gestores para com os Demostrativos Ambientais (LTCAT)
. Benefícios, Política de Prevenção, Demonstrativos Ambientais Necessários e Confiáveis.
. Apresentação de serviços especiais e duvidas fundamentais



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)